O perdão

O perdão

 

        Muitas das vezes não é fácil perdoar, mais é uma ação de extrema importância na vida do homem. “Pois quem não se perdoa, não tem o perdão e aquele que não é perdoado, como poderia a alguém perdoar. Nunca o negue ao teu próximo, pois esse simples gesto pode realmente muda-lhe a vida...”

 

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.”

Mateus 6:14-15

 

“Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:32

 

“Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.” Mateus 18:21-22

 

Setenta vezes sete?

 

        Para os Judeus, 7 era o número perfeito, então Jesus quis fazê-los entender que seria muito mais que isso, ou seja, sempre. (mais do que perfeito) (USOU UMA HIPÉRBOLE), dessa forma o texto nos leva a entender que devemos perdoar não pensando em quantidade, mais o quão prazeroso esse ato de generosidade nos aproxima de Deus, pois não se importa quantas vezes se perdoe mais a verdade presente no coração de quem perdoa e de quem é perdoado.

 

        “Bem - aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem - aventurado o homem a quem o Senhor não atribui à iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.

 

        Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.”